12/02/2017 às 13h46min - Atualizada em 12/02/2017 às 13h46min

Fortes chuvas deixam 3 mil desalojados no Médio-Norte e prefeito declara situação de emergência

Página Press com Só Notícias

Reprodução (Parecis Net)

Cerca de 3 mil moradores do bairro Jardim das Palmeiras, em Campo Novo do Parecis (228 quilômetros de Nova Mutum), foram desalojados com as fortes chuvas que caíram, nos últimos dois dias, no município. O prefeito Rafael Machado explicou, ao Só Notícias, que choveu cerca de 300 milímetros desde quinta-feira (9). “O bairro é plano e esta topografia não ajudou. Apesar das chuvas serem comuns nesta época do ano, é a primeira vez que uma inundação como esta ocorre no município. A situação é grave”, afirmou.

Segundo o prefeito, apesar dos prejuízos materiais, não houve registro de feridos. Ele explicou que um terço do bairro, onde moram 15 mil pessoas, foi alagado (cerca de 750 casas). Os moradores foram levados para uma escola estadual. “Uma escola municipal ainda está sendo utilizada para guardar os pertences que as vítimas conseguiram retirar das residências. Também estamos usando um ginásio para estocar as doações recebidas, como roupas e alimentos”.

Esta manhã, o prefeito declarou situação de emergência. “Eu fiz a solicitação à Defesa Civil, no entanto, ainda não foi homologada. Amanhã, o secretário de Cidades, Wilson Santos, estará em Campo novo. A expectativa é que o governador Pedro Taques também venha. A gente tem esperança que a solicitação seja atendida, pois nos dará liberdade para trabalhar o orçamento, caso alguma medida seja necessária”.

O prefeito adiantou ainda que a meteorologia indica que deve chover nas próximas horas e a cidade está em alerta. “Agora não está chovendo, mas nossa preocupação é com a previsão para a próxima madrugada. A gente está buscando solução para atender às vítimas. Temos recebido ajuda de muitos voluntários e entidades, e os moradores atingidos estão sendo bem assistidos. Alguns fazendeiros ainda disponibilizaram bombas para fazermos drenagem da água no bairro. A população de Campo Novo abraçou a causa”.

Conforme Rafael, não houve alagamento em áreas comerciais ou propriedades agrícolas.  

Link
Tags »
Fortes chuvas deixam 3 mil desalojados no Médio-Norte e prefeito declara situação de emergência
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Dólar 3.1459
Euro 3.7012
Peso Argentino 0.1824
Bitcoin 9389.68766