Uma operação da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida interditou um asilo clandestino no bairro do Catumbi, no Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (22). Os agentes encontraram idosos amarrados, em condições precárias de saúde e higiene.
A ação foi realizada após uma denúncia de maus-tratos ser encaminhada à Delegacia Especializada de Atendimento à Pessoa Idosa (DEAPTI). No local, três idosos foram encontrados amarrados e relataram dor e mal-estar aos fiscais. O espaço também tinha um forte odor de urina e a geladeira não possuía a quantidade de alimentos com proteína necessária para o consumo.
No total, 21 idosos — sendo 16 mulheres e 5 homens — estavam abrigados na instituição.
Funcionamento irregular
Segundo a Secretaria, o asilo já havia sido interditado em 2024 por descumprir normas sanitárias e funcionava de maneira irregular.
A administração do local apresentou aos fiscais uma licença sanitária destinada a uma associação beneficente. No entanto, o espaço funciona como uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), o que exige um enquadramento sanitário de risco médio a alto, e não de risco mínimo, como o declarado.
Durante a fiscalização, o advogado do asilo chegou a apresentar resistência, mas a Vigilância Sanitária foi autorizada a dar continuidade à inspeção e realizou o fechamento imediato do local.










