Incêndio em subestação no Paraná provoca apagão em todo o país

Falha na Subestação de Bateais, perto de Curitiba, desligou 10 mil MW e afetou regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste; restauração total levou mais de duas horas

Reprodução

O governo federal investiga as causas de um incêndio na Subestação de Energia de Bateais, localizada a 30 km de Curitiba (PR), que provocou um apagão em todas as regiões do Brasil nesta terça-feira (14).

O Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou uma perturbação de grande porte às 0h32, quando cerca de 10 mil megawatts de cargas foram desligadas de forma controlada pelo Esquema Regional de Alívio de Carga.

O incêndio atingiu a subestação de 500 kV, desinterligando as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, em uma contingência considerada “severa” pelas autoridades do setor elétrico.

Segundo informações apuradas, os equipamentos começaram a ser restabelecidos de forma controlada minutos após o desligamento. No entanto, o retorno total das cargas nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste só ocorreu por volta de 2h, enquanto a região Sul teve o fornecimento completamente restabelecido às 2h30.

Uma reunião preliminar com os principais agentes do setor elétrico está marcada para esta terça-feira, com o objetivo de identificar as causas do incêndio. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deve elaborar um Relatório de Análise da Perturbação até sexta-feira (17).

O governo reforçou que a ação rápida das equipes do setor elétrico evitou que o apagão tivesse consequências mais graves e destacou a importância do Esquema Regional de Alívio de Carga, que atua para manter a estabilidade do sistema em situações de emergência.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais