Número de intoxicações por metanol chega a 29 no Brasil; veja estados afetados

São Paulo lidera números de confirmações e suspeitas; cinco mortes já foram confirmadas no estado

Divulgação/Governo de SP

O Ministério da Saúde atualizou, nesta sexta-feira (10/10), os dados sobre intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. Até o momento, foram registradas 246 notificações, das quais 29 casos foram confirmados e 217 estão em investigação. Outras 249 suspeitas já foram descartadas.

Os estados com casos confirmados são São Paulo (25), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). Entre os cinco óbitos confirmados até agora, todos ocorreram em São Paulo. Além disso, 12 mortes estão sob investigação: um no Ceará, um em Minas Gerais, um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco e seis em São Paulo.

São Paulo concentra a maior parte das notificações em investigação, com 160 casos, representando 73,7% do total. Em seguida aparecem Pernambuco (31), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2) e outros estados com casos isolados, incluindo Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rondônia.

O Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo confirmou que o metanol encontrado em bebidas apreendidas foi adicionado de forma intencional. A Polícia Federal investiga se lotes de metanol abandonados após a Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto contra o crime organizado no setor de combustíveis, foram utilizados para adulterar bebidas alcoólicas vendidas em diferentes regiões do país. A hipótese foi confirmada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Autoridades de saúde reforçam a orientação para que a população evite consumir bebidas alcoólicas de procedência duvidosa e procure atendimento médico imediato em caso de sintomas como náusea, dor abdominal, tontura ou dificuldade para enxergar.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais