“Traficantes são vítimas dos usuários também”, diz Lula. Vídeo

Em entrevista na Indonésia, presidente defendeu que é preciso ‘prender e julgar’ em vez de matar. Ele também criticou a ampliação de ações militares dos EUA contra o tráfico na Venezuela.

Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu nesta sexta-feira (24) a declaração de Donald Trump, dos Estados Unidos, que sugeriu que seu governo vai “apenas matar as pessoas que estão trazendo drogas”.

Em entrevista a jornalistas na Indonésia, Lula criticou a postura do chefe de Estado americano, especialmente em relação ao combate ao tráfico internacional de drogas na Venezuela.

“Você não fala que vai matar as pessoas. Você tem que prender as pessoas, julgar as pessoas, saber se a pessoa estava ou não traficando, e aí você pune as pessoas de acordo com a lei. É o mínimo que se espera de um chefe de Estado”, afirmou o petista.

Visão sobre o tráfico

Lula também defendeu que a responsabilidade no ciclo das drogas é compartilhada, e que o foco deveria ser no combate ao uso interno.

“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse o presidente.

Segundo ele, “você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra. Tem gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”.

A crítica de Lula ocorre no momento em que a gestão Trump ampliou movimentações militares no Caribe sob a justificativa de combater o tráfico, além de sugerir uma ofensiva terrestre na Venezuela.

“Algo muito sério vai acontecer. O equivalente ao que está acontecendo no mar”, havia dito Trump, indicando que a ação no mar será seguida por ações em terra.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais