María Corina Machado dedica Nobel da Paz a Donald Trump e ao “povo sofrido” da Venezuela

Líder da oposição venezuelana agradeceu ao ex-presidente dos EUA e afirmou que o prêmio representa um impulso para “conquistar a liberdade” no país.

Carlos Becerra/Getty Images

A líder da oposição na Venezuela e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, dedicou o reconhecimento ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao “povo sofrido” venezuelano. A declaração foi feita nesta sexta-feira (10/10) em publicação na rede social X (antigo Twitter).

“Este reconhecimento da luta de todos os venezuelanos é um impulso para concluir nossa tarefa: conquistar a liberdade. Estamos no limiar da vitória e hoje, mais do que nunca, contamos com o presidente Trump, o povo dos Estados Unidos, os povos da América Latina e as nações democráticas do mundo como nossos principais aliados para alcançar a Liberdade e a democracia. Dedico este prêmio ao povo sofrido da Venezuela e ao presidente Trump por seu apoio decisivo à nossa causa”, afirmou Corina.

A opositora e Trump compartilham críticas ao regime de Nicolás Maduro, no poder desde 2013. O ex-presidente norte-americano já havia demonstrado apoio a Corina em outras ocasiões, especialmente após sua prisão temporária durante protestos contra o governo venezuelano.

Em nota divulgada na época, Trump declarou que Corina e o candidato Edmundo González, seu aliado político, “expressavam pacificamente as vozes e vontades do povo venezuelano” ao se manifestarem contra o regime de Maduro. Ele também destacou o apoio da comunidade venezuelano-americana à causa por uma “Venezuela livre”.

Com o Nobel, María Corina Machado afirmou que passa a “contar mais do que nunca” com o apoio de Trump e do governo dos Estados Unidos para retomar a liberdade e a democracia no país.

A situação política da Venezuela permanece marcada por denúncias de fraudes eleitorais, repressão a opositores e crises econômicas e humanitárias que levaram milhões de venezuelanos a deixar o país nos últimos anos.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais