Museu do Louvre é Invadido e Ladrões Roubam Joias Históricas da Monarquia Francesa

O crime, classificado como "grande roubo" pelo Ministro do Interior, durou cerca de sete minutos e levou nove peças de valor inestimável da coleção de Napoleão Bonaparte.

Imprensa internacional fala em nove joias da coroa francesa roubadas do museu do Louvre crédito: Redes sociais / reprodução

O Museu do Louvre, em Paris, o mais visitado do mundo, foi palco de um roubo sem precedentes neste domingo. Criminosos invadiram o local e levaram nove joias históricas de valor inestimável que pertenciam à monarquia francesa.

O Ministro do Interior da França, Laurent Nuñez, classificou o episódio como um “grande roubo” e afirmou que os itens furtados, incluindo um colar, um broche e uma tiara, eram “verdadeiro patrimônio”. A operação, segundo as autoridades, durou cerca de sete minutos.

Ação Rápida e Planejada

O crime ocorreu por volta das 9h30 no horário local. O Ministério do Interior informou que vários invasores arrombaram uma janela e fugiram em scooters.

“Eles claramente fizeram um reconhecimento prévio. Parecem muito experientes”, disse Nuñez.

A quadrilha conseguiu acessar o prédio por um canteiro de obras pela fachada voltada para o Rio Sena. Em seguida, usaram um elevador de carga para ir diretamente à Galeria de Apolo, sala que abriga a coleção real de diamantes da coroa e joias de Napoleão Bonaparte. Dois ladrões entraram na galeria, enquanto um terceiro esperava do lado de fora.

Segundo o jornal francês Le Parisien, uma das joias roubadas, a coroa da imperatriz Eugénie, foi posteriormente encontrada quebrada do lado de fora do museu. A Ministra da Cultura, Rachida Dati, confirmou que ninguém ficou ferido na ação.

Museus Fechado e Investigação em Andamento

O Louvre permanecerá fechado durante todo o domingo para a realização de trabalhos forenses. O Ministério Público de Paris já determinou a abertura de uma investigação.

A Galeria de Apolo, palco do roubo, foi descrita no site oficial do museu como uma obra do rei Luís XIV, uma homenagem ao deus grego Apolo.

A coleção de joias reais inclui o famoso diamante Regent, de 140 quilates, que, segundo uma fonte interna do Louvre, não foi roubado. O museu, lar de mais de 33 mil obras, como a Mona Lisa e a Vênus de Milo, tem um longo histórico de furtos, sendo o mais famoso deles o roubo da Mona Lisa em 1911.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais