17/11/2016 às 16h02min - Atualizada em 17/11/2016 às 16h02min

"O Globo" afirma que ex-governador de MT negocia delação; defesa nega

Folha Max
Reprodução

O colunista do Jornal O Globo, Lauro Jardim, postou em seu blog nesta quinta-feira que o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) está negociando um acordo de delação premiada com as autoridades. Só não foi informado se o acordo está sendo articulado junto ao Ministério Público Estadual ou Federal. 

"O ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) está negociando uma delação premiada", diz a única frase do texto.

Silval está preso desde setembro de 2015 acusado de chefiar uma organização criminosa que atuou no Governo de Mato Grosso entre 2011 e 2014. Ele já teve quatro prisões decretadas, sendo que duas já foram revogadas. Também é investigado na "Operação Ararath".

Uma eventual delação de Silval pode ser uma verdadeira "bomba" no cenário político matogrossense. Isso porque, interlocutores apontam que ele está pagando sozinho por crimes e se tornou uma espécie de "senha" para delatores em Mato Grosso. “É só falar o nome do Silval, que quem cometeu crimes está sendo solto”, disse o próprio ex-governador em audiência de instrução realizada no mês de setembro.

A defesa do ex-governador, no entanto, nega qualquer tipo de acordo de delação. Em nota, destaca que continuaram buscando a liberdade de Silval nas instâncias superiores, bem como questionando a legalidade das operações realizadas até o momento. 

“Estes advogados esclarecem não serem contra o instituto da colaboração premiada, sendo este importante instrumento de defesa, no entanto, apesar desta compreensão, descartam atuar em acordos desta natureza”, diz trecho da nota.

laurojardim.jpg

laurojardim.jpg


nota-silval.jpg

nota-silval.jpg


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »