26/06/2019 às 17h44min - Atualizada em 27/06/2019 às 00h33min

Aplicativos ‘salvam’ motoristas com informações precisas e ajudam a melhorar o trânsito

Papa Recall é exemplo de app que oferece inteligência às pessoas por informar quando um carro precisa passar por recall da montadora

DINO

Navegação por GPS, mapas com pontos de interesse, avisos de estacionamentos e postos de combustíveis próximos e até a identificação de recall. Os aplicativos móveis oferecem diversas vantagens aos motoristas e transformam os smartphones em ferramentas imprescindíveis na hora de enfrentar o trânsito.

O avanço da tecnologia reformulou o setor automotivo como um todo e a forma como as pessoas lidam com os automóveis. A consolidação da Internet das Coisas e a entrada de gigantes da Internet no setor, como Google, mostram que a conectividade estará em alta nos próximos anos. A criação da CNH Digital, em que a pessoa terá informações pessoais, e a versão digitalizada do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) exemplificam esse fenômeno.

A demanda por mobilidade, conectividade e por serviços voltados a dados cresce a cada ano na indústria automotiva. Levantamento da McKinsey&Company, por exemplo, indica que o desenvolvimento destas soluções pode incrementar em até 30% a receita em todo o setor até 2030, com um crescimento médio anual de 4,4%.

Não se trata, evidentemente, de dirigir e utilizar os apps ao mesmo tempo - o uso de celular ao volante é a terceira causa de mortes no trânsito no Brasil, segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego). O objetivo é justamente oferecer mais inteligência aos motoristas para diminuir transtornos e riscos de acidentes.

"Atualmente as pessoas utilizam seus smartphones para tudo, seja para conversar com os amigos, se divertir e se informar. Por que não aproveitar esse dispositivo para também oferecer benefícios na sua relação com o carro? O bom uso de aplicativos antes de pegar a estrada pode salvar vidas", afirma Vinicius Melo, CEO do Papa Recall.

A empresa desenvolveu um aplicativo gratuito que avisa o motorista se o automóvel cadastrado teve algum recall solicitado pela montadora para conserto ou troca de peças - ou se terá no futuro. Ele traz de forma intuitiva todas as informações referentes ao procedimento, como motivos, riscos, duração e período, além de indicar os locais mais próximos de sua localização para realizar o procedimento. Ele está disponível nos smartphones iOS e Android.

Lançado em fevereiro de 2019, o app já cadastrou mais de 600 campanhas e possui mais de 24 mil veículos cadastrados em sua plataforma. A estimativa de faturamento é de R$ 1,5 milhão até o fim do ano e, em 2020, a meta é manter o alto índice de crescimento e faturar R$ 3,3 milhões. A solução está disponível nos smartphones iOS e Android.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »