29/06/2019 às 12h21min - Atualizada em 29/06/2019 às 12h21min

Enfermeiros improvisam uma incubadora com garrafão de água para salvar vida de bebês prematuros

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde esclarece ainda que não recebeu, até o momento, nenhuma solicitação relativa à compra do equipamento por parte da prefeitura domunicípio.

REDAÇÃO

Enfermeiros do Hospital Municipal André Maggi, em Colniza (a 1.065 km de Cuiabá improvisaram uma incubadora com garrafão de água para atender um bebê prematuro. A unidade hospitalar não possui uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. O caso gerou comoção nas mídias sociais nessa semana.

O fato foi denunciado por uma seguidora da  deputada estadual Janaina Riva (MDB), que elogiou o gesto da equipe de enfermagem, mas criticou o Governo anterior.

A emedebista pediu ajuda ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, para a aquisição do equipamento.

“Chegou até mim ontem um desabafo das redes sociais. Uma cidadã indigna com essa “incubadora”. Feita pelo jeito com muito carinho, por alguém que na necessidade improvisou com um galão d’água, pra salvar vidas em Colniza. Esse é o reflexo da atuação para com a saúde que a gestão passada nos deixou. Soube há pouco que amanhã a médica responsável de Colniza estará indo até Alta Floresta para receber uma incubadora. Esse lindo bebê foi transferido para Rondonópolis. Tão pequenino e nessa foto, representa todos aqueles desassistidos pela saúde em nosso Estado. As redes sociais são capazes de fazer a diferença quando empregadas para o bem e é para isso que eu gosto de usá-las”, escreveu Janaina.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde esclarece ainda que não recebeu, até o momento, nenhuma solicitação relativa à compra do equipamento por parte da prefeitura domunicípio.

Informa ainda que o secretário Gilberto Figueiredo determinou a doação de uma incubadora, que foi disponibilizada pelo Hospital Regional de Alta Floresta, sendo entregue ao Hospital municipal de Colniza na quarta-feira (26).

O secretário de Saúde e Saneamento do município, José Vanderlei Nunes, informou que recentemente Colniza firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Juína para aquisição de um aparelho de ultrassonografia, um desfibrilador e um autoclave. A entrega deve acontecer em breve. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »