29/06/2019 às 13h49min - Atualizada em 29/06/2019 às 13h49min

Umidade do ar pode atingir 20% em Mato Grosso

REDAÇÃO
Reprodução

Uma forte massa de ar quente e seco predomina sobre Mato Grosso neste sábado (29). Com isso, a previsão da Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) é de um dia de céu claro a parcialmente nublado em todas as áreas do Estado. Poucas nuvens se formam ao longo do dia e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar (URA) fica baixa e pode atingir valores próximos dos 20% no período da tarde. 

De acordo com o Sipam, o tempo não muda no domingo (30) em todo o Mato Grosso. “A massa de ar quente e seco ainda predomina sobre o Estado e dificulta a formação de nuvens de chuva. Com isso, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado em todo o Estado. Não há previsão de chuva. A umidade do ar segue baixa”, reforçou. 

A tendência deve se manter ao longo do mês de julho, que deverá ser de muito sol e calor. “A massa de ar quente e seco ainda predomina sobre o Estado e dificulta a formação de nuvens de chuva. Assim, a previsão é de um dia ensolarado em todo o Estado. Poucas nuvens se formam e não há previsão de chuva. A umidade do ar segue baixa, com valores mínimos próximos dos 20% durante a tarde em todo o Estado”, frisou. 

As altas temperaturas e o clima seco trazem um alerta maior ainda principalmente em relação às crianças e idosos, que acabam sendo os mais afetados. Mas, no geral, a principal orientação é manter-se sempre hidratado e ingerir muito líquido durante o dia. Quanto a alimentação o ideal é que dê preferência aos alimentos mais leves. 

A baixa umidade pode ocasionar ressecamentos de pele e garganta, dificuldade para respirar, sangramento no nariz e irritação nos olhos, além de problemas respiratórios mais sérios. Para amenizar, é bem vida a velha prática de colocar vasilhas com água nos cômodos ou mesmo toalhas molhadas nas janelas. O uso de umidifica


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »