Desde o início do ano até a última sexta-feira (16), Mato Grosso confirmou 14.512 casos de covid-19, com 35 óbitos registrados. Entre os casos confirmados, 9.895 pessoas se recuperaram, enquanto 4.511 permanecem sob monitoramento, de acordo com dados atualizados diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e disponíveis no Painel Covid.
Atualmente, 73 pacientes diagnosticados com a doença estão hospitalizados no estado. Dez municípios foram categorizados como risco muito alto de contaminação pela doença, incluindo União do Sul, Porto dos Gaúchos, Alto Boa Vista, Juara, Novo Horizonte do Norte, Novo Santo Antônio, Feliz Natal, Tabaporã, Cláudia e Barra do Bugres. Além disso, outros 51 municípios receberam a classificação de risco alto de contaminação.
Mato Grosso foi o pioneiro no país a identificar a circulação da subvariante JN 2.5 da covid-19, especialmente durante um período de crescimento expressivo de casos da doença. As autoridades de saúde ressaltam a importância de seguir as orientações para conter a propagação do vírus, como o uso de máscaras, a higienização das mãos, o distanciamento social e a evitação de aglomerações.
Segundo a SES-MT, o número de casos começou a crescer em meio às festas de fim de ano em 2023, e a expectativa era de novo aumento expressivo com o Carnaval.
Mín. 25° Máx. 39°