12/11/2020 às 17h47min - Atualizada em 19/11/2020 às 00h20min

Bayer lança as primeiras variedades de soja com tecnologia Intacta 2 Xtend®

As sementes serão comercializadas pela marca Monsoy e estarão disponíveis para a safra 2021/2022.

DINO
https://plataformaintacta2xtend.com.br/

A Monsoy, marca de sementes de soja da Bayer, lança no Brasil as primeiras variedades com a tecnologia Intacta 2 Xtend® (i2x), terceira geração de biotecnologia com genética avançada. "Essas novas sementes transgênicas têm alta eficiência contra lagartas e permitem que os sojicultores possam fazer amplo controle de plantas daninhas. Tudo isso, evidentemente, aliado às boas práticas agrícolas, que são fundamentais para o manejo inteligente", explica Antonio Everaldo, líder comercial da Monsoy.

Para a próxima safra*, a Bayer disponibilizará três variedades com a biotecnologia Intacta 2 Xtend® e outras duas específicas para Refúgio Xtend®, que também são tolerantes ao herbicida dicamba, que é muito eficaz no manejo de plantas daninhas. "As novas variedades para refúgio também oferecem altas produtividades e ajudam na manutenção da tecnologia Bt. Além do dicamba, essa tecnologia permanece mantendo a tolerância ao glifosato", explica o especialista.

A novidade para o maior Estado produtor da commodity no Brasil, o Mato Grosso, é chamada M 8220 i2x, cujos pontos fortes são: excelente potencial produtivo; arquitetura de planta ereta e boa sanidade foliar. "Além da mancha alvo, essa variedade também apresenta bom comportamento a campo com relação às principais doenças que afetam a cultura da soja, como antracnose, mancha olho de rã e macrophomina. As variedades com a tecnologia Intacta 2 Xtend® têm maior espectro de pragas, protegendo a semente contra os danos de insetos e permitindo o uso do herbicida dicamba, que é um grande aliado do agricultor na hora de evitar a matocompetição", ressalta Everaldo.

Complementando o portfólio para o território mato-grossense, outro destaque é a variedade para refúgio M 8323 XTD, que tem ampla adaptação e alta performance em todo o Estado. Além da genética moderna, essa variedade oferece produtividade altíssima e pacote sanitário completo.

"Importante reforçar que a adoção de refúgio é a prática mais importante da estratégia que tem como objetivo principal retardar o desenvolvimento de resistência de pragas à tecnologia Bt (Bacillus thuringiensis). Isso significa que o plantio de sementes sem a tecnologia Bt em no mínimo 20% da área total do talhão é fundamental para que os sojicultores continuem tendo altas produtividades nas próximas safras", enfatiza o especialista.

Para as regiões norte e oeste do Paraná, a Monsoy apresenta a variedade M 6110 i2x, que tem excelente potencial produtivo; pacote sanitário robusto; ótima sanidade foliar; além de ciclo precoce ajustado para essas áreas. "A M 6110 i2x chama a atenção pela produtividade, mas também pela excelente performance frente à mancha alvo, que é uma doença que preocupa muito os sojicultores neste Estado. Além disso, em áreas de altitude, o potencial produtivo é ampliado", pontua Everaldo.

Ainda com foco nestas localidades, a Monsoy recomenda a variedade M 6100 XTD para plantio de refúgio. Entre as principais características desta novidade estão: alto potencial produtivo, pacote sanitário completo e ciclo precoce.

Para a nova fronteira agrícola do Brasil, popularmente chamada de MATOPIBA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), os destaques são: a variedade M 8606 i2x, que tem alto potencial produtivo e grau de maturação ajustado às condições de plantio do norte do País (principalmente Maranhão, Piauí e Tocantins); e a variedade M 8220 i2x, que é indicada para o oeste da Bahia, Piauí e Maranhão.

A tecnologia Intacta 2 Xtend®

A tecnologia Intacta 2 Xtend® é uma plataforma que reúne, de forma integrada, todas as ferramentas que oferecem ao produtor a melhor experiência e o aumento do potencial produtivo da lavoura. Isto porque ela confere proteção contra as principais lagartas da cultura da soja. Ou seja, além das quatro lagartas que já são alvo da atual tecnologia Intacta RR2 PRO: Falsa-medideira (Chrysodeixis includens), lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta das maçãs (Chloridea virescens) e broca-das-axilas (Crocidosema aporema), a Intacta 2 Xtend® tem proteção adicional à Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides. Com este lançamento, o produtor passa a contar com uma nova ferramenta para manejo de resistência de plantas daninhas, que é a tolerância da soja com tecnologia Intacta 2 Xtend® ao herbicida dicamba (além do glifosato), podendo ser aplicado na dessecação antes da semeadura ou até o plantio da soja, na modalidade "plante e aplique".

*A tecnologia Intacta 2 Xtend® tem lançamento previsto para safra 2021/2022, a depender de aprovações regulatórias de importadores da soja brasileira. Vale lembrar que as variedades de soja mencionadas neste texto com nomes fantasia têm os seguintes registros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: M 6110 i2x (6301i2x); M 8220 i2x (8001i2x); M 8606 i2x (8603i2x); M 6100 XTD (6101XTD) e M 8323 XTD (8301XTD).



Website: https://plataformaintacta2xtend.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...