Nesta quarta-feira (8), os deputados estaduais aprovaram por unanimidade a destinação de R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O projeto de lei 906/2024 foi colocado em discussão em regime de urgência urgentíssima, e as comissões Orçamentária e Constituição e Justiça emitiram pareceres favoráveis à ajuda humanitária.
Durante a sessão, o deputado Carlos Avallone (PSDB), presidente da Comissão Orçamentária, destacou a importância da ajuda ao Rio Grande do Sul, mesmo considerando outras demandas locais, como proposto pelo deputado Wilson Santos (PSD) em uma emenda para destinar o mesmo valor à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá. No entanto, a comissão e o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União Brasil), decidiram priorizar a reconstrução dos municípios sulistas afetados pelas enchentes.
A matéria foi aprovada sem questionamentos pela oposição, seguindo a previsão do presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil).