13/10/2016 às 20h30min - Atualizada em 13/10/2016 às 20h30min

Nova reitora da UFMT toma posse e promete gestão participativa

Renan Marcel
Assessoria

A professora Myrian Serra tomou posse do cargo de reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nesta quinta-feira (13), em Brasília.

Ela vai comandar a instituição entre 2016 e 2020, substituindo a Maria Lúcia Cavalli Neder, que está no cargo há oito anos. A UFMT representa o terceiro maior orçamento do estado, sendo R$ 752 milhões previstos para este ano.

A cerimônia de posse ocorreu com a presença de parlamentares da bancada federal de Mato Grosso e do ministro da Educação, Mendonça Filho.

Myrian Serra é doutora em Alimentos e Nutrição e já atuou como coordenadora de curso, diretora de faculdade, pró-reitora de Ensino e Graduação e pró-reitora de Assistência Estudantil.

A professora garante que a sua gestão será participativa e pautada pelo diálogo com os membros da comunidade acadêmica e a sociedade.

Na ocasião, Myrian Serra reafirmou os valores da instituição com o ensino público, gratuito, democrático, laico e inclusivo e a abertura da universidade aos diversos setores que constituem a sociedade. Reiterou seus compromissos com uma universidade plural, que produz e compartilha conhecimentos, saberes e práticas.

“Sabemos dos desafios que estão por vir e não nos furtaremos a buscar soluções, pois, o sucesso da UFMT é resultado do trabalho dos nossos antecessores e que envolve toda a comunidade. Não é um esforço isolado, somos cerca de 35 mil pessoas, entre professores, técnicos, estudantes, aposentados e colaboradores em permanente articulação com a sociedade”, disse.

O ministro da Educação falou da importância da instituição no contexto do ensino superior brasileiro e disse que o MEC será parceiro da universidade.

“O que fazemos e a forma como agimos é demonstrada com fatos. Queremos concluir as obras do Reuni, avançar no que está em andamento e criar condições para que as universidades ampliem a oferta de vagas aos estudantes do Brasil”, disse Mendonça.

  

A cerimônia de transmissão de cargo da então dirigente da UFMT Maria Lúcia Cavalli Neder para a professora Myrian Serra e seu vice-reitor, Evandro da Silva, será realizada nesta sexta feira (14), no Teatro Universitário, às 19h. O evento é aberto ao público.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »