A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste (235 km de Cuiabá) deflagrou, nesta terça-feira (30), a Operação E-commerce, visando o cumprimento de 46 ordens judiciais de prisão e busca contra investigados por fomentar o tráfico de drogas no município através de vendas eletrônicas.
Até o momento, foram cumpridos 18 mandados de prisão e sete prisões em flagrante, além de 25 mandados de busca e apreensão. Os alvos são investigados por tráfico e associação para o tráfico de drogas.
A investigação começou após a prisão em flagrante do principal alvo, T.R.C., de 21 anos, em dezembro do ano passado. Na ocasião, foram encontradas drogas, uma máquina de cartão e dinheiro em sua posse. A partir disso, a polícia identificou um grupo envolvido na distribuição e comércio de entorpecentes, utilizando principalmente aplicativos de mensagens para coordenar as transações.
Além do tráfico, a investigação revelou a participação de quatro mulheres que emprestaram suas contas bancárias para as transações financeiras ilícitas.
Todos os investigados possuem histórico criminal, incluindo V.G.C., de 22 anos, preso na Operação Mensageiros em 2023 por tráfico e posse ilegal de arma de fogo. Mesmo monitorado por tornozeleira eletrônica, ele continuou na atividade criminosa, colaborando com T.R.C.
O delegado Rodolpho Bandeira destacou que o grupo utilizou técnicas sofisticadas de comércio eletrônico para movimentar o tráfico de drogas. "As transações regulares, logística e comunicação contínua entre os envolvidos facilitam e escondem as atividades criminosas. Os aplicativos de mensagens são usados para coordenar vendas, entregas e pagamentos", afirmou.
A Operação E-commerce evidencia a evolução das técnicas de tráfico de drogas, que aproveitam as tecnologias digitais para operar de maneira organizada e empresarial. "Focamos na análise das transações e comunicações digitais para desmantelar essa rede de tráfico que funciona como um comércio eletrônico", concluiu o delegado Honório Neto.