O governador Mauro Mendes (União) afirmou nesta quarta-feira (31) que as obras de infraestrutura voltaram a entrar na lista de prioridades dos governantes no Brasil. A declaração foi feita durante a solenidade de inauguração da implantação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, evento que contou com a presença do presidente Lula (PT).
Durante seu discurso, Mendes destacou a reforma do aeroporto, que recebeu um investimento de R$ 370 milhões pela Concessionária Centro-Oeste Airports (CPA). Ele ressaltou que a modernização ajudou a sanar as condições precárias que o aeroporto enfrentava há anos.
“Percebemos que a agenda da infraestrutura volta a ganhar importância no País. Essa concessão é um exemplo. E nós conhecemos esse aeroporto há muitos anos, lembramos bem das imagens, porque durante décadas tivemos que conviver com sua precariedade”, afirmou o governador. “É um retrato inequívoco da importância que este aeroporto tem na vida logística, no deslocamento de tantos brasileiros e mato-grossenses que aqui passam para cuidarem suas vidas e fazer o grande Estado que somos, não só no agronegócio, mas que vem se desenvolvendo principalmente na infraestrutura”, acrescentou.
Mauro Mendes também abordou as dificuldades burocráticas enfrentadas pelo Estado para aprovar obras de infraestrutura e cobrou mais celeridade nas decisões. Ele destacou a necessidade de enfrentar a burocracia para agilizar os processos de desenvolvimento.
“Existem problemas burocráticos e normativos difíceis de vencer nesse País, isso não é problema do Governo Federal, é da cultura do nosso país. Aqui demoramos, às vezes, cinco anos para liberar uma obra que podemos fazer em dois anos”, analisou.
O governador enfatizou a importância de agir com honestidade e propósito para superar esses obstáculos. “Precisamos ter mais coragem de enfrentar essa burocracia, de mostrar que quando há honestidade e propósito e aquilo trará um bem maior, temos que ter celeridade. Podemos cuidar do meio ambiente, mas não podemos deixar de cuidar de milhões de brasileiros que dependem de ações principalmente na infraestrutura”, completou Mendes.
A inauguração do Aeroporto Marechal Rondon marca um passo significativo no desenvolvimento da infraestrutura do Estado, refletindo a prioridade dada a essas obras pelos governantes atuais.