O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Dirceu dos Santos, suspendeu a ordem de despejo de uma área de 478 hectares (Gleba Mestre I) em Jaciara (150 KM de Cuiabá). Atualmente, a área está sendo ocupada por 140 famílias, que formam a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Vitória e Associação de Pequenos Produtores Rurais Renascer.
De acordo com informações do processo, a área é reclamada pela Porto Seguro Negócios e Empreendimentos, e possui várias plantações além da criação de animais. A empresa alegou que sua área foi invadida pelos membros da associação.
Inicialmente, o desembargador chegou a determinar a imissão de posse dos supostos invasores da área. A decisão, todavia, impedia a demolição das benfeitorias feitas na área.
Porém, a Associação de Pequenos Produtores, que não fazia parte da ação, protocolou alguns documentos que fizeram o magistrado mudar de ideia. Inclusive, mostrou uma ação que tramita na Justiça Federal, que comprovou que os 478 hectares reivindicados pela usina pertencem à União.
Assim, o desembargador considerou que a Justiça foi levada a erro pela Porto Seguro. “A Agravante omitiu importantes fatos e informações a respeito das condições dos imóveis por ela vindicados, o que contribuiu para a concessão da liminar nestes autos”, diz trecho da decisão.
Na ação na Justiça Federal, os ocupantes da área tentam a posse definitiva da Gleba Mestre I. “A toda evidência, parece-me que o cumprimento da ordem de imissão está se dando em local diverso daquele que realmente deveria ocorrer”, coloca.
Moeda | Valor |
---|---|
Servidor Indisponível | ... |