13/01/2021 às 14h47min - Atualizada em 13/01/2021 às 14h47min

Médico afirma que importante agora é MT planejar a vacinação

Investigador principal do experimento no Estado reforçou necessidade de se preparar estratégia

BRUNA BARBOSA
Mídia News
O médico infectologista Cor Jesus Fernandes Fontes (Arquivo/MidiaNews)

Investigador principal em Mato Grosso dos testes da Coronavac, o infectologista Cor Jesus Fernandes Fontes reforçou a importância do planejamento por parte do Governo do Estado para realizar a imunização da população.

 

De acordo com o especialista, que atua no Hospital Universitário Júlio Müller, ainda não há que se falar em compra da Coronavac, já que o imunizante nem sequer foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Portanto, planejar todos os trâmites até a vacinação é o mais importante no momento. 

 

A Coronavac foi desenvolvida pelo laboratório chines Sinovac Life Science, que tem como parceiro no Brasil o Instituto Butantan, de São Paulo.

 

Na terça-feira (11), o instituto divulgou que a eficácia geral da Coronavac é de 50,38%, ou seja, de cada 100 pessoas vacinadas, 50 estarão imunes à doença. A vacina ainda é capaz de evitar que as pessoas contaminadas desenvolvam sintomas graves.

 

Midia News questionou Cor Jesus sobre qual seria a melhor estratégia para Mato Grosso: aguardar a imunização nacional ou o Estado fazer a compra das doses.

 

O infectologista ressaltou que, no momento, não há possibilidade de comprar a Coronavac sem a aprovação da Anvisa, já que acarretaria em improbidade administrativa. 

 

Por enquanto, Cor Jesus explicou que o Governo de Mato Grosso precisa pensar na logística do processo de vacinação. 

 

"A efetivação da compra só pode acontecer se o produto estiver aprovado no Brasil. Por enquanto, a responsabilidade é fazer todo o planejamento. É nesse sentido que tenho visto os governos trabalharem. O planejamento é um caminho a ser percorrido com antecedência, porque, quando ela for autorizada, quem estiver com tudo pronto será autorizado". 

 

Cor Jesus também falou sobre a importância de se ter um plano de vacinação após a compra da vacina.

 

"Depois da compra tem que haver uma regra de aplicação que vai definir quais são os grupos prioritários. Com uma população tão grande como a do País, não é algo que será possível fazer em poucas semanas". 

  

Situação de MT

  

Cor Jesus afirmou acreditar que, até final de fevereiro, a vacinação em Mato Grosso já tenha um rumo mais definido. Para o infectologista, a Coronavac é a vacina que deve "chegar no braço dos brasileiros".

 

Uma das principais justificativas é de que, por estar sendo produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, a vacina não chegará junto com altos custos de transporte, que dificultariam ainda mais o processo.

 

De acordo com ele, entre março e abril as vacinas já devem começar a ser distribuídas no País.

 

"Sou muito otimista com essa vacina. Com o nível de eficácia que atingimos, com quase certeza ela será registrada pela Anvisa. E, por estar sendo produzida no Brasil, por ser de 'caixa de isopor', ou seja, não precisa de alta refrigeração, tem todo o perfil para ser utilizada por uma população grande como a nossa e para territórios muitas vezes de transportes hostis".

 

Recomendação

 

No dia 7 de janeiro, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), presidida pelo deputado Lúdio Cabral (PT), recomendou ao governador Mauro Mendes (DEM), priorizar o contato com laboratórios para garantir a imunização no Estado assim que houver a liberação da Anvisa. 

 

O parlamentar afirmou que Mendes precisava fazer tratativas com todos os potenciais fornecedores para adiantar o processo de aquisição, sem obrigatoriedade de aguardar pelo plano de imunização nacional. 

  

Na manhã de quarta (13), em entrevista à Rádio CBN, o governador revelou que tentou entrar em contato com a Pfizer, para comprar doses da vacina produzida pelo laboratório. No entanto, o diretor da fabricante afirmou que conversaria sobre o tema apenas com o Governo Federal. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...