20/01/2021 às 23h05min - Atualizada em 20/01/2021 às 23h05min

Marcelândia recebe doses da vacina contra Covid-19 nesta quinta-feira

expectativa é que pelos próximos dez dias o município receba outras 107 doses do imunizante.

MIZAEL DUARTE
Página Press

O município de Marcelândia, vai receber nesta quinta-feira (21), as primeiras 107 doses da vacina Coronavac produzida pelo Instituto Butantan, que imuniza contra o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela secretária de saúde do município, Tatiane Bulgarelli.

Seguindo as diretrizes do Governo do Estado, as primeiras doses do imunizante serão entregues pela Regional de Sinop, e serão aplicadas em profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Pandemia.

A previsão é de que o ato simbólico da campanha de imunização comece ainda nesta quinta. Portanto, a pasta não divulgou o nome de quem receberá a primeira dose da vacina no município. Com a disponibilidade do imunizante nos próximos dias a sequência da vacinação vai seguir todos protocolos de distribuição.

Além do imunizante, Marcelândia também foi contemplada com o reforço de agulhas e seringas a serem empregadas na campanha de vacinação. A previsão é de que os insumos sejam gradualmente repassados, conforme a evolução do Plano Nacional de Imunização.

Nesse primeiro momento, devido à baixa quantidade de doses que o município vai receber, a Secretaria Municipal de Saúde vai priorizar os profissionais da saúde. A expectativa é que pelos próximos dez dias o município receba outras 107 doses do imunizante.

De acordo com Tatiane, os demais grupos prioritários serão vacinados conforme o Plano Estadual de Vacinação e as respectivas estratégias serão divulgadas após a chegada das doses necessárias. 

As vacinas chegaram em MT na noite de segunda-feira (18) e começaram a ser distribuídas aos polos regionais na terça-feira (19). As vacinas deverão ser armazenadas pelos municípios, respeitando as condições de armazenamento estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS 

Dados do Boletim Epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na terça-feira (19) apontam que, atualmente, Marcelândia contabiliza 525 pessoas notificadas com a covid-19 e acumula 26 casos ativos. Destes, 491 estão recuperados, 167 pacientes seguem em isolamento domiciliar e 08 pacientes foram a óbito.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »