O deputado estadual Silvio Fávero (PSL) afirmou que pretende formar uma chapa para concorrer à presidência da Assembleia. A última eleição, que reconduziu o Eduardo Botelho (DEM) ao seu terceiro mandato, foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal.
Fávero ainda criticou a possibilidade de "troca de posições" entre membros da atual Mesa Diretora em uma nova chapa.
"O que não concordo é pegar o que era antes [atual configuração da Mesa Diretora]. Provavelmente isso deve acontecer, mas sou contra. Temos oportunidade agora de fazer essa diferença, a mudança. Se não fizermos, vamos ter que acertar com a população depois", disse.
A decisão, do ministro Alexandre de Moraes, também determina o afastamento dos membros da Mesa Diretora que já ocupavam o mesmo cargo nos biênios 2017/2018 e 2019/2020.
Fávero afirmou que está articulando com colegas parlamentares a criação de uma chapa. Conforme o parlamentar, o processo de eleição para a Mesa Diretora "começou errado" e não poderia acabar de outra forma.
"Existe o descontentamento. Existem muitos com vontade de mudança e renovação. Nós fizemos as eleições antecipadas em julho, o certo seria dezembro. Então tudo que começa errado termina errado, vamos ser bem sinceros. Não tinha nem terminado o mandato, fizemos outro e continuou do jeito que está. Não tem cabimento isso, no meu ponto de vista. E agora vamos conversar com os colegas, vamos sim tentar montar uma chapa".
Caso chegue à presidência, o deputado estadual já pensa em propostas a serem colocadas em prática, como a redução do duodécimo. Para ele, "o mínimo" a ser feito é devolver os valores para o Governo do Estado investir em Educação e Segurança Pública.