O juiz Anderson Clayton Dias Batista, da 1ª Vara Criminal de Sinop, decidiu manter a prisão preventiva de Edgar Ricardo de Oliveira, um dos responsáveis pela chacina que resultou na morte de sete pessoas na cidade em fevereiro do ano passado. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (26).
Edgar foi preso dois dias após o crime, ocorrido no último dia de Carnaval, em um bar de Sinop. Desde então, ele está recluso na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.
A reavaliação da prisão preventiva foi realizada a pedido da Corregedoria de Justiça de Mato Grosso, que exige uma revisão do decreto preventivo a cada 90 dias para evitar qualquer alegação de nulidade. Na decisão, o juiz destacou que a manutenção da prisão é necessária para garantir a ordem pública, ressaltando a "periculosidade" de Edgar.
O magistrado também afirmou que Edgar será julgado pelo Tribunal do Júri no dia 15 de outubro. Ele ressaltou que não há excesso de prazo na formação da culpa e que o processo tem seguido o trâmite legal sem atrasos injustificados.
"Não se vislumbra qualquer alteração fática-jurídica favorável ao acusado desde a decretação da prisão preventiva, e não há excesso de prazo no andamento do processo. Portanto, mantenho a prisão preventiva de Edgar Ricardo de Oliveira", escreveu o juiz.
Edgar responde por sete homicídios qualificados, com agravantes como motivo torpe, meio cruel, perigo comum, recurso que dificultou a defesa das vítimas, uma vítima menor de 14 anos, concurso de pessoas, emprego de arma de fogo e concurso material.
A Chacina
O crime chocante ocorreu no dia 21 de fevereiro do ano passado, quando Edgar e seu comparsa, Ezequias Souza Ribeiro, abriram fogo contra as vítimas após perderem apostas em um jogo de sinuca. Ezequias morreu em confronto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) no dia seguinte, enquanto Edgar se entregou à polícia no dia 23 de fevereiro.
As vítimas foram identificadas como Larissa Frasão de Almeida, de 12 anos; seu pai, Getúlio Rodrigues Frasão Júnior, de 36 anos; Orisberto Pereira Sousa, de 38 anos; Adriano Balbinote, de 46 anos; Josué Ramos Tenório, de 48 anos; Maciel Bruno de Andrade Costa, de 35 anos; e Elizeu Santos da Silva, de 47 anos.
Mín. 25° Máx. 39°