A Polícia Civil de Mato Grosso realizou nesta terça-feira (27), em Campos de Júlio, uma ação decisiva no combate ao crime organizado. A Operação Finito, conduzida pela Delegacia de Campos de Júlio, cumpriu três mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de cinco suspeitos pelos crimes de tráfico de drogas e tortura.
As prisões fazem parte da Operação Erga Omnes, uma iniciativa contínua da Polícia Civil do estado para desmantelar organizações criminosas. Durante as diligências, foram apreendidas porções de entorpecentes, materiais relacionados ao tráfico de drogas, e diversos objetos utilizados na prática de crimes.
A Operação Finito é o capítulo final de uma série de investigações que começaram em 2021, voltadas para desarticular a atuação de um ‘tribunal do crime’ no município de Campos de Júlio. A investigação foi motivada pelo desaparecimento de nove pessoas e por relatos de torturas, conhecidas como “disciplinas”, impostas por uma facção criminosa para intimidar a população local.
As operações anteriores, Revelio e Reset, realizadas em 2022 e abril deste ano, foram fundamentais para identificar todos os membros da estrutura criminosa que atuou entre 2021 e 2023. Ao todo, a Polícia Civil indiciou 27 integrantes da facção, resultando em 17 prisões e no cumprimento de 14 mandados de busca domiciliar.
Os suspeitos presos responderão por crimes graves, incluindo tortura, homicídio qualificado, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver e tráfico de drogas em associação criminosa. Segundo o delegado Mateus Reiners, a desarticulação da facção criminosa, especialmente no que diz respeito aos homicídios e torturas, gerou um impacto positivo na comunidade, reduzindo significativamente os índices de criminalidade no município.
"Ao longo de um extenso período de investigações e operações, conseguimos desmantelar a atuação criminosa na região, o que refletiu diretamente na segurança local," destacou o delegado Reiners.
Mín. 25° Máx. 39°