A senadora Rosana Martinelli (PL), que assumiu a cadeira do senador Wellington Fagundes (PL) em junho, fez duras críticas à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou na última sexta-feira (30) o bloqueio da rede social X (antigo Twitter) em todo o Brasil.
Em entrevista ao site RepórterMT, a parlamentar afirmou que a decisão representa uma grave violação à liberdade de expressão no país. "Estamos vivendo uma ditadura no Brasil. Ele [Moraes] está invadindo competências, descredibilizando o país, afastando investidores, causando insegurança jurídica", declarou Rosana.
A ordem de Moraes foi emitida após a plataforma não cumprir a determinação de nomear um representante legal no Brasil. Além do bloqueio, a decisão impôs uma multa diária de R$ 50 mil para aqueles que tentarem acessar o X por meio de tecnologias de rede privada virtual (VPN).
Outro ponto da decisão foi o bloqueio das contas financeiras da empresa Starlink Holding, de propriedade do bilionário Elon Musk, com o objetivo de garantir o pagamento de possíveis multas que venham a ser aplicadas pela Justiça brasileira à rede social X, também pertencente a Musk.
Já na manhã de sábado (31), diversos usuários relataram dificuldades de acesso à rede social no Brasil, indicando o cumprimento da decisão do STF.
Mín. 25° Máx. 39°