Um caso de raiva bovina foi confirmado nesta quarta-feira (4) em uma propriedade rural de Porto Estrela, a 198 km de Cuiabá, após exames realizados pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). A doença, que é transmitida pela mordida de morcegos hematófagos, foi detectada em um boi que morreu na semana passada, após apresentar sintomas típicos de raiva.
Após a confirmação da doença, o produtor rural acionou o Indea, que notificou a Secretaria de Saúde de Porto Estrela e todas as 83 propriedades situadas em um raio de 10 quilômetros do local. Os proprietários foram orientados a vacinar bezerros e realizar a revacinação dos rebanhos para prevenir a disseminação da doença.
Com este novo caso, Mato Grosso contabiliza 14 registros de raiva bovina em 2024. A raiva é causada por um vírus do gênero Lyssavirus e é sempre fatal, afetando todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, configurando-se como uma zoonose.
Sintomas e orientações
O Indea alertou os produtores para observarem sinais de mordida nos animais, especialmente pela manhã, e monitorarem sintomas de raiva, como apatia, isolamento, agressividade, dificuldade para engolir e paralisia dos membros. Em caso de suspeita, é essencial notificar o Indea imediatamente, evitar manipular o animal infectado e isolá-lo dos demais.
Mín. 25° Máx. 39°