Enquanto Mato Grosso enfrenta uma intensa onda de calor e seca, os moradores de Jauru, a 410 km de Cuiabá, foram surpreendidos na noite desta quarta-feira (04.09) com pancadas de chuva. A cidade foi a primeira do Estado a receber precipitações após o longo período de estiagem, seguido por Pontes e Lacerda, que também registrou um "pé-d'água". O momento foi comemorado e compartilhado por moradores nas redes sociais.
Apesar dessa mudança pontual no clima, as previsões indicam que Várzea Grande, Cuiabá e a maioria dos municípios do Estado ainda não devem ser agraciados com chuva. Mato Grosso continua enfrentando temperaturas que podem chegar a 5°C acima da média habitual para a época, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Além disso, um alerta vermelho foi emitido pelo Inmet devido à baixa umidade relativa do ar, que em algumas regiões está abaixo de 12%, agravando os riscos à saúde e aumentando o potencial para incêndios florestais. O calor extremo deve persistir, reforçando a necessidade de cuidados adicionais com a hidratação e a exposição ao sol.
Mín. 25° Máx. 39°