Uma falha na rede de transmissão básica provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica em 31 municípios da região norte de Mato Grosso nesta sexta-feira (27). O apagão teve início às 16h33 (horário local), com o serviço sendo completamente restabelecido pouco após as 18h.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o problema ocorreu devido ao desligamento automático da linha de transmissão de 500 kV entre Ribeirãozinho e Paranatinga, o que impactou também o complexo de Teles Pires e a rede de transmissão do norte do estado. A interrupção resultou na perda de 22% da carga da concessionária Energisa em Mato Grosso.
A recomposição dos equipamentos começou às 17h55, e a conclusão do restabelecimento das cargas da Energisa ocorreu às 18h59. O ONS aguarda informações adicionais para investigar as causas do desligamento.
A Energisa, concessionária de energia no estado, relatou que cerca de 354 mil consumidores foram prejudicados pela interrupção. O apagão afetou residências, comércios e serviços essenciais, causando transtornos em áreas urbanas e rurais.
As cidades atingidas incluem Sinop, Alta Floresta, Sorriso, Colíder, Paranaíta e Lucas do Rio Verde. Técnicos da concessionária foram acionados imediatamente para identificar e solucionar a falha.
Confira os municípios afetados:
O incidente gerou preocupação entre moradores da região, que relataram dificuldades durante a interrupção de energia. A Energisa informou que suas equipes trabalharam rapidamente para minimizar o impacto e normalizar o fornecimento no menor tempo possível.
Mín. 24° Máx. 38°
Mín. 26° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Tempo limpo