O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial sobre o risco de tempestades que podem afetar Cuiabá e outros 59 municípios de Mato Grosso. As previsões indicam chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos intensos, variando de 40 a 60 quilômetros por hora, entre este domingo (29) e a segunda-feira (30). Além disso, há a possibilidade de quedas de granizo.
Diante das condições adversas, a Defesa Civil recomenda que a população tome precauções. Em caso de rajadas de vento, é aconselhável não se abrigar ou estacionar veículos embaixo de árvores, torres de transmissão ou placas de propaganda. Em situações de descargas elétricas, evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada é fundamental.
A Defesa Civil também divulgou uma lista de orientações para proteger a população durante as tempestades:
Em casos de acidentes ou riscos à vida, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros. Além disso, a Defesa Civil alertou para a importância de não jogar lixo ou entulho em locais inadequados, como lotes baldios e bueiros, para evitar alagamentos.
Com a chegada da primavera, meteorologistas afirmam que as chuvas na região Centro-Oeste tendem a ser intensas, mas a temperatura extrema e ondas de calor podem potencializar os temporais. A meteorologista Josélia Pegorim destacou que, a partir de outubro, as pancadas de chuva devem ocorrer, mas com volume abaixo do normal, e que o calor deverá persistir.
Confira a lista dos 60 municípios em alerta:
A população deve permanecer atenta às recomendações e acompanhar as atualizações das autoridades meteorológicas.
Mín. 24° Máx. 38°
Mín. 26° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Tempo limpo