Quinta, 10 de Outubro de 2024 22:18
66996036528
Educação Educação

Governo do Estado Planeja Expandir Rede de Escolas Cívico-Militares em Mato Grosso

Secretário de Educação anuncia aumento de cem unidades até 2026; modelo tem mostrado resultados positivos na redução da evasão escolar.

29/09/2024 23h30 Atualizada há 1 semana
Por: Mizael Duarte Fonte: Página Press
Reprodução
Reprodução

O secretário estadual de Educação, Allan Porto, afirmou que o Governo de Mato Grosso planeja expandir a rede de escolas no regime cívico-militar, com a adição de cem novas unidades até o final do mandato do governador Mauro Mendes (União), em dezembro de 2026.

A escolha por esse modelo educacional é respaldada por resultados positivos, segundo Porto. A gestão conjunta entre um diretor civil e um militar da reserva, seja da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros, tem contribuído para a diminuição da evasão escolar e para o aumento da participação dos pais nas atividades escolares. “É um modelo inovador, que está dando muito certo. Temos uma escola cívico-militar em Cáceres, onde a evasão zerou e os índices de aprendizagem melhoraram significativamente”, explicou o secretário durante a inauguração de uma nova unidade em Cuiabá, no bairro Dr. Fábio.

Desde 2019, Mato Grosso avançou da 22ª para a 8ª posição no ranking da educação pública entre os estados, com parte do sucesso atribuída às escolas cívico-militares. Dentre as dez melhores unidades de ensino do estado, sete seguem esse modelo. O Governo vê nisso uma oportunidade de figurar entre as cinco melhores educações públicas do país até 2025.

O governador Mauro Mendes, presente na inauguração, destacou a importância do modelo para o aprimoramento do aprendizado. “Este novo modelo será fundamental para melhorar a educação de todos. Vamos construir mais unidades como essa para aprimorar a educação na região metropolitana”, afirmou.

Mendes anunciou ainda a intenção de transformar 30 escolas em 16 municípios em instituições cívico-militares. “Queremos melhorar a disciplina, o respeito e a qualidade pedagógica. Gradativamente, vamos atingir a meta de 100 escolas cívico-militares até o ano que vem”, completou.

Conforme o secretário, o modelo pedagógico das unidades cívico-militares não difere do das demais escolas. Os professores e o material são os mesmos, mas as unidades destacam-se pela organização e disciplina. “Uma aula de cinquenta minutos terá exatamente cinquenta minutos. Vamos respeitar as regras, como a pontualidade e o uso do uniforme. Essa organização trará resultados positivos, pois já testamos esse modelo”, acrescentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.