Após uma série de ataques aéreos da Força Aérea Israelense em várias localidades do Líbano e contra estruturas do grupo rebelde Houthis no Iémen, o Ministério da Saúde do Líbano confirmou, neste domingo (29/9), que 105 pessoas perderam a vida e 359 ficaram feridas. Os bombardeios ocorreram nas últimas 24 horas, atingindo cidades no sul do Líbano, Bekaa, Baalbek-Hermel e subúrbios ao sul de Beirute.
Os militares israelenses confirmaram novos ataques neste domingo, incluindo Dahiyeh, um subúrbio de Beirute, e o Vale de Bekaa. Em resposta a ataques recentes dos Houthis contra Israel, a Força Aérea Israelense também lançou ofensivas no Iémen, a 1.800 km de distância, atingindo alvos militares na região.
Durante a operação, a Força Aérea Israelense afirmou ter atingido alvos pertencentes ao regime Houthi, incluindo usinas de energia e um porto usado para transferir armas iranianas, suprimentos militares e petróleo.
O Exército de Israel anunciou a morte de Nabil Qaouk, comandante da unidade de Segurança Preventiva do Hezbollah, em um ataque no subúrbio de Beirute. A ação segue uma ofensiva anterior que resultou na morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, com seu corpo recuperado "intacto". Fontes afirmaram que outros 20 membros da organização também foram mortos no mesmo ataque, que visou uma base próxima a áreas civis e escolas da ONU.
O cenário continua tenso, com novas operações militares sendo monitoradas e as consequências dos ataques se desdobrando na região.
Mín. 24° Máx. 38°
Mín. 26° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Tempo limpo