A Polícia Militar de Mato Grosso anunciou a apreensão de mais de 1.320 armas de fogo e simulacros entre janeiro e setembro de 2024, além da prisão de 2.088 pessoas envolvidas em crimes relacionados ao uso e porte de armas. Os dados, divulgados pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe), revelam que 1.226 prisões foram por porte ilegal, 756 por posse ilegal e 106 por disparo em áreas públicas.
As ações são resultado de denúncias recebidas pelo telefone 190 e outras fontes, além de abordagens e barreiras em locais estratégicos. O coronel Alexandre Corrêa Mendes, comandante-geral da PMMT, atribuiu os resultados aos investimentos recentes na corporação, que capacitaram os policiais para atender diversas demandas da população.
O coronel José Nildo de Oliveira, subchefe de Estado-Maior Geral, destacou que a integração entre unidades especializadas e comandos regionais tem sido crucial para interceptar criminosos e apreender materiais ilícitos, contribuindo para a segurança da sociedade. Entre os destaques, a apreensão de 11 armas em Cáceres, 10 fuzis em Vila Bela da Santíssima Trindade, e confrontos em Sorriso resultaram na captura de armas utilizadas por facções criminosas.
Esses esforços demonstram o comprometimento da PMMT em combater o crime organizado e a posse irregular de armas, visando reduzir a violência e proteger a comunidade.
Mín. 24° Máx. 38°
Mín. 26° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Tempo limpo