A Justiça acolheu o pedido da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá e decidiu pela regressão cautelar do regime de pena de semiaberto para fechado de Jonas Souza Garcia Júnior, conhecido como “Batman”. Ele é apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV) em Mato Grosso. O mandado de prisão foi expedido no sábado (28), e o condenado é considerado foragido, supostamente tendo se refugiado em uma das favelas do Rio de Janeiro.
Jonas Souza possui uma pena unificada de 49 anos, oito meses e cinco dias de reclusão, com cerca de 35 anos ainda a cumprir. Ele havia recebido progressão para o regime semiaberto em 25 de setembro, sendo liberado com o uso de tornozeleira eletrônica, sem a devida manifestação do Ministério Público.
Entretanto, logo após a progressão, surgiram informações de que ele havia rompido o monitoramento eletrônico e fugido. Diante do descumprimento das condições impostas, o Ministério Público de Mato Grosso solicitou a regressão do regime, que foi acatada pela Justiça.
Apesar de ter sido beneficiado com a liberdade, a decisão que permitiu sua saída da prisão havia destacado o bom comportamento de Jonas durante sua detenção e a ausência de faltas graves. As condições de sua liberdade o impediam de mudar de residência sem autorização judicial, sair das cidades de Cuiabá e Várzea Grande, ou frequentar locais considerados inapropriados, como casas de jogos e prostituição.
Após romper a tornozeleira e escapar, o líder do Comando Vermelho é alvo de novas investigações e operações policiais.
Mín. 24° Máx. 38°
Mín. 26° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Tempo limpo