Quinta, 10 de Outubro de 2024 22:40
66996036528
Política e Poder Debate Ambiental

Mendes critica silêncio de Fávaro sobre declarações de Marina contra produtores rurais

Ministra sugeriu confisco de terras como punição por queimadas; Mendes defende que prática não é adotada por produtores

01/10/2024 08h00 Atualizada há 1 semana
Por: Mizael Duarte Fonte: Págoina Press
Reprodução
Reprodução

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), afirmou que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), pode ter se omitido ao não intervir nas recentes declarações da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A ministra criticou produtores rurais, sugerindo que o Governo Federal estuda formas de aumentar as penas contra aqueles que promovem queimadas, incluindo a possibilidade de confiscar terras de quem comete esse crime.

Mendes rebateu, dizendo que os produtores rurais não praticam queimadas e que o ministro deveria ter defendido o setor. "Quem conhece minimamente o agronegócio, seja na pecuária, agricultura ou na agricultura familiar, não pode concordar com as declarações de Marina Silva. Se o ministro ouviu e se omitiu, cometeu um erro", afirmou Mendes.

O governador ainda destacou que atear fogo em áreas agrícolas é uma prática antiquada e irracional. "Queimar palhada de soja ou milho seria como destruir o próprio estoque de matéria-prima para as próximas safras", explicou, defendendo que tanto na agricultura quanto na pecuária, as sobras e pastagens têm valor e utilidade para o solo e os animais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.