Mato Grosso é o segundo estado brasileiro com o maior número de pessoas vítimas de golpes virtuais, de acordo com uma pesquisa realizada pelo DataSenado em parceria com o Nexus. O estado apresenta uma taxa de 28% de moradores que já caíram em fraudes digitais, ficando atrás apenas de São Paulo, onde essa taxa é de 30%.
Os golpes mais comuns incluem clonagem de cartões, fraudes na internet e invasão de contas. Após Mato Grosso, o Distrito Federal também apresenta um alto índice de 27%, seguido por Roraima, que registra a mesma taxa, e o Espírito Santo, com 26%. Essas cinco unidades da federação destacam-se por terem a maior incidência de crimes virtuais no país.
A pesquisa, que ouviu 21 mil pessoas, revela que um em cada quatro brasileiros foi vítima de algum golpe digital nos últimos 12 meses. Do total de entrevistados, 51% das vítimas afirmaram ter renda de até dois salários mínimos; 35% recebem de dois a seis salários, enquanto apenas 14% ganham mais de seis salários mínimos.
Esses dados ressaltam a vulnerabilidade de parcelas significativas da população frente às fraudes digitais, o que destaca a necessidade de campanhas de conscientização e proteção dos consumidores contra esses crimes.
Mín. 24° Máx. 38°
Mín. 26° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Tempo limpo