O São Paulo foi superado pelo Cuiabá por 2 a 0 na noite deste sábado (04), na Arena Pantanal, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paulista levou dois gols no primeiro tempo, marcados por Bruno Alves e Clayson, e não conseguiu reverter o resultado, apesar de algumas chances na segunda etapa.
A derrota mantém o São Paulo na quinta posição do campeonato, com 47 pontos, mas a equipe viu o Flamengo, quarto colocado, aumentar a diferença para quatro pontos após vencer o Bahia. Com isso, o Tricolor se afasta do G4 e da briga direta por uma vaga na Libertadores. Já o Cuiabá, apesar da vitória, segue na vice-lanterna do torneio com 26 pontos, ainda em situação delicada na luta contra o rebaixamento.
Logo aos três minutos de jogo, o São Paulo foi surpreendido com o primeiro gol. Após uma cobrança de falta de Clayson, Pitta desviou de cabeça, e Bruno Alves completou com uma bicicleta dentro da pequena área, abrindo o placar para o Cuiabá. Desorganizado e sofrendo com o forte calor de Cuiabá, o São Paulo encontrou dificuldades para criar jogadas ofensivas e ameaçar o goleiro Walter.
O time paulista só conseguiu seu primeiro chute ao gol aos 35 minutos, em uma tentativa de Sabino que passou por cima da meta adversária. Pouco depois, aos 41 minutos, o São Paulo se complicou ainda mais ao falhar na saída de bola. Lucas Fernandes roubou a bola de Bobadilla e tocou para Clayson, que finalizou com precisão para ampliar a vantagem do Cuiabá, deixando o Tricolor em uma posição complicada para o restante do jogo.
No segundo tempo, o São Paulo voltou com uma postura mais ofensiva, realizando quatro substituições logo no início. Apesar disso, a equipe continuava esbarrando em erros técnicos e não conseguia criar chances claras de gol. Luciano tentou de longe aos dez minutos, mas mandou a bola por cima do gol.
O Cuiabá, por sua vez, quase marcou o terceiro gol aos 30 minutos, quando Ramon desperdiçou uma grande oportunidade ao chutar para fora após um belo lance de Pitta. O São Paulo ainda teve uma boa chance aos 36 minutos, com Luiz Gustavo finalizando perto da trave, mas sem sucesso.
Nos minutos finais, William Gomes quase descontou para o Tricolor, mas seu chute na área balançou as redes pelo lado de fora, frustrando a tentativa de reação do São Paulo.
Agora, o São Paulo terá um longo período de descanso devido à data Fifa e voltará a campo no dia 16 de outubro, contra o Vasco, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 30ª rodada do Brasileirão. O Cuiabá, por sua vez, enfrentará o Atlético-GO em um confronto direto contra o rebaixamento, no dia 18 de outubro, em Goiânia.
Com a derrota, o São Paulo segue na luta para voltar ao G4, enquanto o Cuiabá, mesmo com o triunfo, ainda enfrenta um cenário difícil na parte inferior da tabela.
Mín. 21° Máx. 34°