A Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) deflagrou, nesta quinta-feira (10), a Operação Japeusá, visando desmantelar um esquema de sonegação fiscal e falsidade ideológica envolvendo empresas em Mato Grosso e Minas Gerais. A ação cumpre 16 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, contra pessoas físicas e jurídicas.
Um dos alvos é a empresa Tubarão Sports, do empresário Alessandro Nascimento, já investigado na Operação Suserano, que apura desvios de recursos na Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários. As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira, do Núcleo de Inquéritos Policiais, após representação da Polícia Civil e do Ministério Público.
As investigações indicam o uso de empresas de fachada para ocultar os reais beneficiários das operações, com atividades suspeitas de sonegação fiscal, cancelamento irregular de notas fiscais, e emissão de documentos sem destaque do ICMS. As diligências estão sendo realizadas em Cuiabá, Barra do Bugres e Uberlândia (MG), com apoio de diversas unidades policiais.
O nome da operação faz referência ao mito indígena Japeusá, conhecido por enganar pessoas para tirar proveito.