O Governo de Mato Grosso, por meio do Decreto nº 631/2023, estabeleceu ponto facultativo para as repartições estaduais nesta segunda-feira (28), em razão do Dia do Servidor Público. As secretarias, autarquias e empresas estaduais estarão fechadas, com o retorno das atividades previsto para terça-feira (29). Entretanto, serviços essenciais, como segurança pública e saúde, continuarão operando normalmente.
Confira abaixo o funcionamento dos principais órgãos e serviços estaduais durante o ponto facultativo:
Todas as unidades do Ganha Tempo, incluindo o posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), estarão fechadas na segunda-feira (28), com reabertura na terça-feira (29).
O Centro Estadual de Cidadania, localizado no Várzea Grande Shopping, não funcionará na segunda-feira (28). O atendimento retorna ao normal na terça-feira (29), conforme informado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
Diversos serviços de saúde também estarão suspensos no dia 28, incluindo o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades (Cermac), o MT Hemocentro e a Farmácia Especializada de Alto Custo.
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) funcionará em regime de plantão, enquanto a rede hospitalar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Central Estadual de Transplantes operarão normalmente.
Na área de segurança, apenas as unidades administrativas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) terão as atividades suspensas. As Centrais de Flagrantes dos bairros Planalto e Prainha, bem como a Central de Flagrantes de Várzea Grande, estarão operacionais para atendimento de boletins de ocorrência.
Os batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML), Perícia Criminal, além das delegacias especializadas — como a de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Trânsito (Deletran) e de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derfva) — também atuarão em regime de plantão.
Para ocorrências de violência doméstica e sexual, o Plantão de Atendimento em Cuiabá funcionará 24 horas, atendendo vítimas de violência no endereço: Avenida Dante Martins de Oliveira, s/n, bairro Planalto.
A população poderá registrar ocorrências de forma online na Delegacia Virtual para casos de extravio ou furto de documentos, furto de celular, exercício ilegal de profissão, desaparecimento, além de crimes como calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal e violação de domicílio.
Mín. 21° Máx. 34°