Uma onça-parda macho, com cerca de três anos de idade, foi encontrada atropelada na noite de terça-feira (22) na rodovia MT-251, próximo a Campinápolis, a 226 km de Barra do Garças (MT). O Corpo de Bombeiros foi acionado para o resgate após um promotor de Justiça que passava pelo local encontrar o animal ferido.
Segundo o tenente-coronel Dechamps, os bombeiros de Nova Xavantina organizaram uma equipe de resgate em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a clínica Animais e Cia. “O animal estava prostrado na margem da rodovia. Fizemos o contato com o Ibama e a clínica para o atendimento emergencial”, relatou o comandante.
No local, a onça foi sedada por um veterinário e transportada até Barra do Garças, onde chegou por volta das 6h da manhã e foi levada à clínica para avaliação. A médica veterinária Regiane Costa informou que o animal apresentava uma perfuração na pata com miíase, indicando que já estava ferido há alguns dias, além de uma fratura na perna e uma infecção.
Após os primeiros cuidados, a onça será levada para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) em Brasília, onde passará por reabilitação antes de ser devolvida à natureza em Mato Grosso. O resgate e o transporte até o local de tratamento foram realizados pelo Corpo de Bombeiros, com suporte técnico do Ibama, responsável pelo monitoramento e futura reintegração do animal ao seu habitat natural.
Mín. 21° Máx. 34°