Após uma solicitação pública da prefeita eleita Flávia Moretti (PL), o atual prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), assinou o decreto nº 46/2024 nesta sexta-feira (25), que formaliza a criação da equipe de transição. O decreto, publicado no final da tarde, especifica os integrantes que compõem a comissão de transição, incluindo 32 representantes da equipe de Moretti e 26 membros indicados pela administração atual.
A comissão visa garantir que a prefeita eleita e seu vice, Tião da Zaeli (PL), tenham acesso completo e transparente aos dados administrativos da prefeitura. Entre os representantes da gestão de Baracat, estão responsáveis por áreas-chave, como a Saúde, representada pela secretária Maria das Graças Metelo, e a Educação, sob a liderança do secretário Silvio Aparecido Fidelis. A equipe de transição de Moretti será coordenada pelo advogado Maurício Magalhães Faria Neto, que lidera uma equipe técnica com expertise em auditoria, engenharia, educação e controle.
O decreto responde à solicitação inicial feita pela equipe de Moretti em outubro e atende à Resolução Normativa nº 19/2016 do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que regulamenta uma transição de governo transparente e eficiente. Segundo a normativa, é essencial que o novo governo tenha acesso integral às informações do município, considerando que a prefeita eleita assume oficialmente em janeiro de 2025.
Apesar do atraso na publicação oficial, a equipe de Moretti já havia iniciado os preparativos para a transição, realizando reuniões e avaliando os dados disponíveis no Portal da Transparência. Nos últimos dias, discutiram também a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025. Na primeira reunião ampliada, realizada no início da semana, Moretti reforçou a urgência das demandas de Várzea Grande e destacou as áreas prioritárias.
“Agora, com a transição formalizada, vamos conseguir atuar de forma mais eficaz, tendo acesso a informações de todas as áreas. Os problemas de Várzea Grande são muitos e urgentes, então começamos a trabalhar antes mesmo de assumir. Nossa prioridade será buscar soluções para a falta de água e aprimorar a saúde, educação e infraestrutura da cidade”, afirmou a prefeita eleita.
Mín. 21° Máx. 34°