Abílio Brunini, do Partido Liberal (PL), foi eleito prefeito de Cuiabá neste domingo (27), conquistando 53,78% dos votos, o que equivale a 163.078 eleitores. A vitória foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 16h37, quando 94,98% das urnas já haviam sido apuradas. A taxa de abstenção registrada na capital foi de 25,79%, o que corresponde a 109.440 eleitores.
Quem é Abílio Brunini
Nascido em Cuiabá, Abílio Jacques Brunini Moumer, 40 anos, é arquiteto e urbanista. Iniciou sua carreira política em 2016 como vereador pelo Partido Social Cristão (PSC) e disputou a prefeitura de Cuiabá em 2020, pelo Podemos, chegando ao segundo turno, onde foi derrotado por Emanuel Pinheiro (MDB). Em 2022, Abílio foi eleito deputado federal e, agora, assume a prefeitura de Cuiabá ao lado de sua vice, a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa, do partido Novo.
Abílio é casado com a empresária e designer de interiores Samantha Iris e é pai de dois filhos. Como deputado federal, integrou a Comissão de Saúde e agora pretende dar continuidade a projetos na área, além de outras propostas.
Principais propostas de governo
Durante sua campanha, Abílio Brunini apresentou planos para diferentes setores da administração municipal:
Com o mandato previsto para iniciar em 1º de janeiro de 2025, Abílio Brunini promete colocar essas propostas em prática para atender às demandas da população cuiabana.