Em discurso no painel “Agricultura e Meio Ambiente” no Lide Brazil Conference, em Londres, nesta terça-feira (29), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou os desafios e avanços do agronegócio brasileiro, com foco nos gargalos enfrentados pelo setor no estado. Mendes reconheceu que, apesar do papel de liderança de Mato Grosso no agronegócio — com o maior Produto Interno Bruto (PIB) agrícola e o maior valor bruto de produção do país — ainda há obstáculos que precisam ser superados para que o estado alcance todo o seu potencial.
“Mato Grosso lidera o agronegócio brasileiro, com o maior PIB agrícola e o maior valor bruto da produção. Nos últimos anos, investimos fortemente em infraestrutura, mas ainda enfrentamos desafios como a falta de armazéns para grãos e a ausência de um seguro agrícola robusto. Precisamos de um esforço conjunto para superar esses obstáculos”, afirmou o governador.
Mendes também ressaltou a importância do agronegócio para a economia brasileira e alertou sobre os riscos das mudanças climáticas para o setor. Segundo ele, uma alteração climática significativa no país poderia ter graves consequências para a economia, com impacto direto na balança comercial e na estabilidade da moeda brasileira.
“Se tivermos um problema mais sério no clima do nosso país, e isso afetar de maneira mais substancial o agronegócio brasileiro, pode trazer graves consequências à economia do país. Todos conhecemos a importância que ele tem no saldo da balança comercial, nas importações, nas exportações do nosso país, e isso poderia ser traumático para a estabilidade da nossa moeda e da própria economia brasileira”, apontou Mendes.
O governador destacou ainda investimentos significativos do governo estadual em infraestrutura, citando a duplicação da BR-163 como exemplo. A rodovia, que antes era administrada pela concessão federal, foi transferida para a gestão estadual, com o objetivo de melhorar o escoamento de grãos e a expansão agrícola.
“Hoje temos a maior obra de infraestrutura do país, a duplicação da BR-163. Essa importante rodovia, antes sob concessão federal e sem investimentos, agora está sendo revitalizada com recursos do governo estadual. Em uma iniciativa inédita, assumimos a concessão e estamos investindo pesado para melhorar o escoamento de grãos, a expansão da produção agrícola e o desenvolvimento do estado”, explicou Mendes.
Outro destaque na fala do governador foi a construção da primeira Ferrovia Estadual de Mato Grosso, viabilizada em parceria com a empresa Rumo. A obra, que já está em andamento, terá 743 km de extensão, ligando os municípios de Rondonópolis, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, com a promessa de impulsionar ainda mais o agronegócio na região.
O painel contou também com a presença do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; da co-presidente do International Resource Panel da ONU e conselheira emérita do CEBRI, Izabella Teixeira; do embaixador da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues; e da diretora Global de Relações Corporativas da Suzano, Mariana Lisboa.
Mín. 21° Máx. 34°