No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado neste domingo, mais de 4,3 milhões de inscritos compareceram aos locais de prova em todo o Brasil. A taxa de abstenção foi de 26,6%, uma leve redução em relação aos anos anteriores (28,1% em 2023 e 28,3% em 2022), segundo dados do Ministério da Educação (MEC).
Os candidatos enfrentaram um exame com 90 questões, divididas entre Linguagens (português, literatura e língua estrangeira) e Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além de uma redação dissertativa-argumentativa com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Durante o primeiro dia, 4.999 candidatos foram eliminados por infrações como portar equipamentos eletrônicos, tentar sair da sala antes do tempo permitido e uso de materiais não autorizados. O MEC também registrou 689 ocorrências logísticas, que incluíram emergências médicas, falhas de energia elétrica e problemas de abastecimento de água.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, não houve intercorrências graves durante o exame. A segunda etapa do Enem será realizada no próximo domingo (10), quando os candidatos responderão a 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. A divulgação das notas individuais está prevista para 13 de janeiro de 2025.