22°C 33°C
Sinop, MT
Publicidade

Primeiro dia de provas tem redução na abstenção e quase 5 mil eliminações

“Candidatos enfrentam temas de Linguagens e Ciências Humanas, além de uma redação sobre a valorização da herança africana no Brasil; próxima etapa ocorre em 10 de novembro”

Redação
Por: Redação Fonte: Página Press
03/11/2024 às 23h18 Atualizada em 04/11/2024 às 16h05
Primeiro dia de provas tem redução na abstenção e quase 5 mil eliminações
Reprodução

No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado neste domingo, mais de 4,3 milhões de inscritos compareceram aos locais de prova em todo o Brasil. A taxa de abstenção foi de 26,6%, uma leve redução em relação aos anos anteriores (28,1% em 2023 e 28,3% em 2022), segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos enfrentaram um exame com 90 questões, divididas entre Linguagens (português, literatura e língua estrangeira) e Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além de uma redação dissertativa-argumentativa com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Durante o primeiro dia, 4.999 candidatos foram eliminados por infrações como portar equipamentos eletrônicos, tentar sair da sala antes do tempo permitido e uso de materiais não autorizados. O MEC também registrou 689 ocorrências logísticas, que incluíram emergências médicas, falhas de energia elétrica e problemas de abastecimento de água.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, não houve intercorrências graves durante o exame. A segunda etapa do Enem será realizada no próximo domingo (10), quando os candidatos responderão a 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. A divulgação das notas individuais está prevista para 13 de janeiro de 2025.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.