Cerca de 30 pessoas foram detidas neste sábado (9) ao tentar invadir uma propriedade rural em Barão de Melgaço. A ação rápida das forças de segurança do Estado marcou a 44ª intervenção contra invasões ilegais de terras desde 2023.
Segundo a Polícia Militar, os invasores danificaram o cadeado e cercas da fazenda antes de começar a montar barracas de lona. As equipes policiais chegaram ao local e detiveram o grupo, que foi encaminhado para a delegacia em Santo Antônio do Leverger.
O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, César Roveri, destacou que o Estado mantém uma política de "tolerância zero" às invasões de terras, em linha com a determinação do governador Mauro Mendes. “Logo que o boletim foi registrado, a polícia iniciou o atendimento, aplicando o programa de tolerância zero, como feito em outros 43 casos desde março de 2023”, explicou o secretário.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, enfatizou a integração das forças de segurança para garantir uma resposta rápida às invasões e preservar a ordem pública no Estado.
As forças de segurança estaduais, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, Rotam, Força Tática e Corpo de Bombeiros, atuam conjuntamente para monitorar e impedir ocupações ilegais. Esse monitoramento é reforçado pela Secretaria Adjunta de Inteligência e pela Patrulha Rural da PM, que realiza visitas georreferenciadas às propriedades, promovendo o diálogo com os moradores e fortalecendo a segurança nas áreas rurais.