A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop deflagrou, nesta terça-feira (10), a segunda fase da operação Follow the Money. A ação mira suspeitos envolvidos na lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas, com cumprimento de mandados de prisão, buscas, e sequestro de bens móveis e imóveis. A operação conta com apoio da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários (Defaz).
As ordens judiciais incluem:
Entre os presos está a proprietária de uma farmácia em Cuiabá, cuja atividade foi suspensa na primeira fase da operação, em março. Ela é acusada de usar a empresa para movimentar valores oriundos do tráfico.
Outros dois detidos são o irmão e a cunhada de um líder de facção criminosa que atua em Sinop e está preso em uma penitenciária estadual. O casal administrava negócios, como a compra de imóveis, para ocultar a origem ilícita dos valores.
A primeira fase da Follow the Money, deflagrada em março, cumpriu 136 ordens judiciais contra suspeitos de lavar dinheiro do tráfico. As investigações começaram após a apreensão de 400 tabletes de maconha em julho de 2022, em uma chácara na zona rural de Sinop.
O esquema identificado envolve empresas fantasmas e reais utilizadas para disfarçar a origem ilícita dos recursos. As operações continuam para desarticular totalmente o grupo criminoso e rastrear outros envolvidos.