20°C 31°C
Sinop, MT
Publicidade

Queda de avião no Cazaquistão deixa dezenas de mortos e ao menos 25 sobreviventes

Aeronave da Azerbaijan Airlines caiu durante pouso de emergência; autoridades investigam causas do acidente.

Por: Redação Fonte: Página Press
25/12/2024 às 12h00 Atualizada em 26/12/2024 às 20h34
Queda de avião no Cazaquistão deixa dezenas de mortos e ao menos 25 sobreviventes
O Embraer 190 pegou fogo e se partiu ao meio durante um pouso de emergência - Foto: Reuters / BBC News Brasil

Dezenas de pessoas morreram após um avião comercial com 67 pessoas a bordo cair nas proximidades da cidade de Aktau, no Cazaquistão, nesta quarta-feira (25). Segundo o Ministério de Emergência do país, pelo menos 25 passageiros sobreviveram, sendo que 22 foram hospitalizados.

O voo J2-8243, operado pela Azerbaijan Airlines, havia partido de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grozny, na Rússia. De acordo com as autoridades, a aeronave tentou realizar um pouso de emergência devido à intensa neblina.

Um vídeo verificado pela agência de notícias Reuters mostra o momento em que o avião Embraer 190, ainda em alta velocidade e com o trem de pouso abaixado, vai em direção ao solo. Segundos depois, uma grande bola de fogo irrompe no local do impacto.

Passageiros e tripulação

No avião, estavam 62 passageiros e cinco tripulantes. A maioria era composta por cidadãos do Azerbaijão, mas também havia ocupantes da Rússia, Cazaquistão e Quirguistão.

A queda ocorreu por volta das 03h28 (horário de Brasília), cerca de 3 km da cidade de Aktau. O Ministério de Emergências informou que equipes de resgate trabalharam para apagar as chamas e retirar sobreviventes dos destroços.

Investigação em andamento

O governo do Cazaquistão iniciou uma investigação para apurar as causas do acidente. A fabricante da aeronave, Embraer, informou estar disposta a colaborar com as autoridades responsáveis.

Até o momento, a Azerbaijan Airlines não respondeu às solicitações de posicionamento sobre o ocorrido.

Este é um dos mais graves acidentes envolvendo aviões comerciais registrados na região nos últimos anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.