19/10/2016 às 19h12min - Atualizada em 19/10/2016 às 19h12min

Pedro Taques recebe demanda de prefeitos eleitos da região Oeste

Governador garantiu apoio aos prefeitos e anunciou grande encontro entre os prefeitos eleitos com a equipe do Governo do Estado

Thiago Andrade
Página Press
Divulgação

O governador Pedro Taques recebeu na manhã desta quarta-feira (19.10) os prefeitos eleitos da região Oeste de Mato Grosso. Na reunião, no Palácio Paiaguás, o chefe do Poder Executivo Estadual se colocou à disposição para ajudar os eleitos no enfrentamento dos problemas da região.

Segundo o governador, a Casa Civil prepara uma reunião ampliada com todos os prefeitos eleitos e a equipe de governo para que todos os convênios com o Governo do Estado sejam apresentados. "Vai ser a oportunidade de os prefeitos conhecerem a nossa equipe, todos os secretários de Estado e conhecerem quais são os convênios e o atual andamento", disse.

Em saúde, Taques destacou que o Estado faz um intenso trabalho com os municípios, aumentando os repasses para o atendimento primário que havia sido cortado na gestão anterior. O governador destacou ainda que o Estado investe R$ 160 milhões para manter 55 hospitais municipais, e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) trabalha para equalizar essa questão.

Taques e o secretário de Governo, José Arlindo Oliveira, confirmaram também que a região receberá a primeira edição da Caravana da Transformação de 2017. Até lá, os prefeitos eleitos trabalharão na identificação das pessoas que precisam fazer cirurgias de catarata e pterígio.

Intermediador do encontro, o deputado estadual Leonardo, destacou que a região é importante, mas que foi esquecida em administrações anteriores. "Hoje temos uma gestão que gosta da nossa região e tem demonstrado isso. Aqui temos prefeitos que serão parceiros do Governo do Estado nos enfrentamentos", comentou.

Vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, Leonardo ressaltou a vontade do governador e dos prefeitos eleitos, independe dos partidos políticos. “Fico feliz de ser esse elo entre o governo e os prefeitos”, comentou.

Infraestrutura

Uma das principais demandas dos eleitos é quanto às condições das estradas estaduais. O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, também participou do encontro e afirmou que o Estado trabalha para apoiar os prefeitos nos investimentos com o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

Segundo Marcelo, o Estado, por meio da Sinfra vai trabalhar no acompanhamento dos gastos dos recursos e também no planejamento dos investimentos. "Foram repassamos R$ 400 milhões em 2015, e em 2016 precisamos qualificar os gastos desses recursos, com a nossa capacidade técnica e de planejamento", afirmou.

O secretário também garantiu reforço na fiscalização das obras de infraestrutura e destacou que o Governo licitou empresas de manutenção para todas as regiões. “Fizemos uma atualização importante sobre as obras que estão em andamento na região, as que serão feitas na sequência, tudo de maneira transparente e sem enganar a ninguém”, observou.

Reeleito de Cáceres, Francis Maris, lembrou que o prefeito está próximo ao cidadão e recebe as principais demandas. Segundo ele, o ponto mais importante tratado com o governador foi a saúde. Na oportunidade, o Governo apresentou o que está sendo feito no setor. “O governador alertou às dificuldades financeiras que o Estado enfrenta, mas destacou que, com parceria, é possível  melhorar”, disse.

Francis Maris afirmou que a reunião foi propositiva e com a participação de diversos secretários, dando resolutividade aos casos apresentados ao governador.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »