O prefeito de Novo Horizonte do Norte, Agenor Junior (Republicanos), empossado na última quarta-feira (1º), denunciou sabotagem em seu primeiro dia de trabalho. Segundo ele, computadores de diversas secretarias municipais foram formatados, resultando na exclusão de todos os arquivos e dados da gestão anterior, liderada por Silvano Pereira Neves (MDB).
Agenor registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil nesta quinta-feira (2), afirmando que a ação foi deliberada para ocultar informações sensíveis da administração anterior. O republicano também destacou que Silvano Pereira Neves não participou de reuniões de transição, dificultando o início da nova gestão.
De acordo com o relato do prefeito, uma das máquinas apresentava um aplicativo de mensagens logado. Em conversas acessadas, ele afirma que surgiram indícios de que a formatação foi premeditada. Agenor aponta o servidor administrativo Elvis de Sá, do setor de Recursos Humanos, como o responsável por solicitar o serviço à empresa de Tecnologia da Informação (T.I.), supostamente sob ordens da ex-secretária de Administração, Letícia Catilho, em 31 de dezembro.
O boletim de ocorrência foi registrado como crimes contra a administração pública e modificação não autorizada de sistema de informação. A Polícia Civil está conduzindo as investigações.
Agenor Junior venceu as eleições municipais de outubro de 2024 com 1.434 votos, derrotando Felipinho (PL), que recebeu 1.168 votos.