O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) fez um esclarecimento importante nesta sexta-feira (10), desmentindo informações falsas que circulam nas redes sociais a respeito de mudanças nas categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O boato sugeria que, a partir de janeiro de 2025, motoristas que conduzem carros automáticos seriam obrigados a obter a CNH categoria B1, enquanto motoristas de carros automáticos e manuais precisariam da categoria B2.
De acordo com o Detran-MT, essas informações não procedem. A confusão foi gerada devido ao Projeto de Lei nº 7746, que está em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto ainda está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e, caso seja aprovado, passará por uma série de trâmites legais antes de uma eventual implementação.
O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressaltou que, mesmo que o projeto seja aprovado, os departamentos de trânsito em todo o país terão um prazo para se adequar às novas regras. Além disso, será necessário tempo para que os Centros de Formação de Condutores possam adaptar seus processos. Por enquanto, as categorias de CNH permanecem as mesmas: A, B, C, D e E.
“É importante que os cidadãos busquem informações nos canais oficiais e evitem disseminar boatos. A legislação vigente sobre a CNH permanece inalterada, e não há mudanças imediatas previstas”, afirmou Gustavo Vasconcelos.
O Detran-MT também aproveitou a oportunidade para reforçar que os cidadãos devem sempre buscar informações confiáveis por meio dos canais oficiais do órgão, como o site www.detran.mt.gov.br, ou por meio da central de atendimento Disque Detran, pelo telefone (65) 3615-4800 e WhatsApp (65) 9 9933-9318.
A medida visa evitar a propagação de informações equivocadas que podem gerar confusão entre os motoristas e prejudicar o processo de habilitação.