O secretário de Assistência Social de Várzea Grande, Gustavo Henrique Duarte, foi alvo da Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (14) durante a Operação Fake News, que investiga crimes eleitorais cometidos contra a honra do governador Mauro Mendes (União Brasil) nas eleições de 2022. Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em sua residência, o secretário foi preso por desacato contra os policiais.
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, anunciou a exoneração de Gustavo do cargo ainda nesta sexta-feira.
A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão, sendo um em Várzea Grande e dois em Cuiabá, expedidos pelo Núcleo Regional Eleitoral das Garantias I, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
De acordo com a investigação, um grupo de pessoas estaria envolvido na produção e disseminação de vídeos com informações falsas e caluniosas durante o período eleitoral, com o objetivo de influenciar o pleito.
Gustavo Henrique Duarte teve seu celular apreendido e foi conduzido à sede da Polícia Federal, onde prestou depoimento e responderá em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Além do aparelho, outros materiais considerados relevantes para a investigação foram recolhidos pelos agentes.
A Polícia Federal segue com as apurações para identificar outros envolvidos no esquema de desinformação eleitoral.