O motorista responsável pelo acidente que resultou na morte da defensora pública Safira Vanessa Carneiro Costa, 26 anos, seus pais e uma passageira, foi indiciado por homicídio doloso, com intenção de matar. O incidente ocorreu em 1º de agosto de 2024, na BR-158, em Ribeirão Cascalheira, a 772 km de Cuiabá. O resultado da investigação foi divulgado no sábado (8), após a análise dos laudos periciais.
A Polícia Civil concluiu que não havia obstáculos na via que justificassem a invasão da pista contrária, e a sinalização estava em conformidade com as normas. Além disso, o tempo estava estável, sem condições que comprometem a visibilidade ou aderência da pista. A colisão frontal entre a caminhonete, conduzida pelo investigado, e o veículo de passeio onde estavam Safira e seus pais, resultou na morte de todas as vítimas no local, além de uma outra vítima fatal, Ana Júlia Barth de Melo, que estava na caminhonete.
A investigação apontou que o motorista da caminhonete desconsiderou as regras básicas de segurança viária e assumiu o risco do acidente, caracterizando o dolo eventual. A Polícia Civil encaminhou o inquérito ao Ministério Público, que tomará as próximas medidas no processo.
Sonho interrompido
Safira Vanessa Carneiro Costa, a defensora pública mais jovem de Mato Grosso, estava empossada no cargo há apenas oito meses. Natural de São Luís (MA), ela se mudou para o estado com o objetivo de realizar o sonho de ser defensora pública. Ela havia ingressado na Defensoria Pública de Mato Grosso em dezembro de 2023 e atuava na comarca de São Félix do Araguaia.
O acidente
A colisão entre os dois veículos também deixou quatro pessoas feridas. A caminhonete, onde estavam cinco pessoas, incluindo duas crianças, teve dois ocupantes com ferimentos leves e graves. Uma das vítimas do carro de passeio ficou presa às ferragens e não resistiu aos ferimentos. Todos os corpos foram encaminhados à Politec para os procedimentos necessários.
O Ministério Público agora dará seguimento ao caso, com o motorista indiciado aguardando os próximos passos na Justiça.